CINFORMANDO: entre PT e JB, o dilema de Belivaldo Chagas


Será que na montagem da chapa governista Rogério assinaria cheque em branco para JB? (Foto: ASN)

Governismo é uma ciência, por assim dizer. Porque por mais que hajam desavenças internas, a tal “força da caneta” faz com que tudo queime como fogo de monturo, por debaixo de várias camadas. Afinal, quem quer expor cisões e se ver na iminência de tomar uma “canetada”? Mas aqui e acolá sai uma fumacinha debaixo disso tudo. A mais óbvia delas é o cabo de guerra em que se engalfinham de um lado o ex-governador Jackson Barreto (MDB) e do outro o presidente estadual do PT, Rogério Carvalho. A razão? Simples: a composição da chapa governista. Rogério quer vaga para ser candidato ao Senado. JB quer o PT compondo a chapa com Eliane Aquino de vice. E Belivaldo? Não pode prescindir nem de um, nem de outro. Apaziguar os ânimos não tem sido tarefa fácil para o atual governador, que se vê num dilema danado. Ele pode apoiar JB e deixar que ele monte como deseja a chapa, contrariar as maiores forças petistas, que não param de ser “paqueradas” pelo senador Valadares. Ou o Galeguinho pode impor seu desejo de montar a mais ampla chapa possível, garantir Rogério na disputa para senador e contrariar JB, que poderia fazer “corpo mole” na campanha de Belivaldo à reeleição. Difícil decisão…

O tempo passa…

A oposição, leia-se Eduardo Amorim (PSDB) e André Moura (PSC) já avisou: define chapa ainda este mês. Enquanto isso, Belivaldo Chagas (PSD) governa com um olho no governo e outro na eleição. Mas nada de data para definição de chapa, por enquanto.

…o tempo voa!

E o senador Valadares (PSB) segue acenando desejosamente em direção ao PT, para viabilizar a pré a governador do deputado federal Valadares Filho. O objetivo é, também, pegar uma “carona” numa possível comoção em relação a manutenção da prisão de Lula.

Conversa vai…

Certo mesmo está o PV, com seu presidente, Reynaldo Nunes, abrindo frentes de diálogo pra todos os lados. Quer ser candidato ao Senado e sabe que sem dialogar com variadas forças, não conseguirá alcançar seu intento.

…conversa vem!

O deputado estadual Gustinho Ribeiro (SD) tem sido dos mais assediados em termos de busca por coligação. É que o parlamentar, que almeja a Câmara Federal, é dos políticos sergipanos que mais capilaridade possui entre lideranças espalhadas por todo o Sergipe.

 

Previous Circo da China chega a Aracaju com espetáculo no gelo
Next É POSSÍVEL PREPARAR ALIMENTOS COM O SOL