Artistas sergipanos se reúnem no Ensaio Secreto


Evento é realizado todas as segundas-feiras em Aracaju

Em novembro de 2015 dois amigos se encontraram em um delicioso espaço de Aracaju chamado ‘Jardim Secreto’. Entre conversas, o músico Paulinho Araújo e o poeta João Victor Fernandes, tiveram a ideia de criar um sarau naquele lugar em plena segunda-feira para que muitos artistas da cena sergipana pudessem se encontrar neste dia que possivelmente é a folga de muitos que trabalham na noite, possibilitando um encontro de diversidades musicais e artísticas de uma forma geral, uma espécie de aglutinador onde diferenças pudessem dialogar, se perceber. E que esse espaço pudesse ser também um momento de ensaio de bandas, lugar para pintar uma tela, escrever alguma ressonância ou apenas experimentar o novo. Daí surgiram parcerias inéditas, sonoridades e inúmeros projetos. O ‘Ensaio Secreto’ oficialmente nasceu em dezembro de 2015.

Além de ser um sarau multi-artístico é também um evento com finalidade beneficente. “A cada edição arrecadamos alimentos, brinquedos, livros, roupas, itens de higiene pessoal. Separamos cada tipo de doação para ações sociais artísticas ao qual levamos um pouco do ensaio – música, poesia e sentimento – para casas de acolhimento, asilos, grupos assistências, famílias que necessitam e assentamentos”, explica Paulinho Araújo.

“É uma forma de gratidão às experiências incríveis que vivenciamos todas segundas-feiras. Acreditamos que gera um ciclo virtuoso que transcende a arte, ou os entendimentos usuais da arte, tendo em vista a função social da arte e o poder de mudar as coisas”, completa.

Sucesso
O evento cresceu e se tornou itinerante passando a ser realizado em diversos jardins, bares e centros culturais de Aracaju. “Cada Ensaio é único dada essa circulação do evento. Costumamos adaptar a atração ao local ou vive-versa. Acontece também de alternarmos edições mais agitadas e outras mais contemplativas, tudo isso de forma orgânica”, detalha João Victor Fernandes.
Os ensaios são realizados todas as segundas-feiras, sem exceção, e o local só é divulgado no Instagram @ensaiosecretoaju e através do grupo de WhatsApp no próprio dia, algumas horas antes do evento.

“A segunda é um dia de ‘descanso’ ou dia ‘livre’ para muitos artistas que trabalham na noite. Mas também foi escolhido porque precisamos viver bem e felizes todos os dias da semana e não apenas a partir da sexta”, justifica a colaboradora Luana Lima.
O evento é aberto ao público. “Qualquer pessoa amante da arte e curiosa pode participar para descobrir o novo. É uma grande oportunidade para começar a semana muito bem. Porque esperar a sexta-feira para ser feliz? Venha alimentar sua semana com arte, venha descobrir sua arte, venha ajudar se ajudando. O ensaio é secreto e o maior segredo é se permitir. Permita-se” convida Paulinho.

Caldeirão musical
Os ensaios contam com diversos artistas sergipanos. “A escolha dos artistas acontece de diversas formas. Muitos são frequentadores do ensaio, e assim o convite acontece de maneira muito orgânica. Alguns nos procuram quando têm um trabalho novo e estão afim de experimentar com um público amigo, em um ambiente acolhedor. Frequentadores assíduos também descobriram em si a arte, ou se sentiram acolhidos para serem atrações. Um dos nossos papéis é também despertar, descobrir e encorajar novos talentos”, orgulha-se João Victor Fernandes.

“Hoje em dia com as nossas redes sociais é que as portas estão se abrindo para novos músicos que nunca foram ao ensaio, então geralmente os artistas que chegam até nós dessa forma nos mostram um pouco do seu trabalho e depois disso marcamos uma data”, destaca Luana.

“Também acontece com frequência de recebermos artistas nacionais e internacionais que estão de passagem pela cidade, eles acabam ouvindo sobre o ensaio secreto através dos amigos ou do público do ensaio, fazem o contato e o resultado é uma troca muito linda. Vem acontecendo também de alguns ficarem sabendo em suas cidades, muitas vezes longe do circuito regional, através de outros artistas ou público que esteve conosco e assim nos procuram. Mas, definitivamente, o fato de hoje se poder acompanhar o ensaio quase que em tempo real pelas redes sociais tem levado a informação artística para lugares inusitados. A nossa grande diferença é que não divulgamos nos nossos cartazes os nomes das atrações, mas construímos charadas onde o público pode tentar adivinhar quem irá tocar na noite”, diverte-se Paulinho.

O Ensaio secreto é um evento que tem na sua essência a multiplicidade. “Ou seja, é para absolutamente todas as pessoas. O nosso público-alvo são todos aqueles que sabem da importância da arte para a vida, ou os que desejam descobrir qual a sensação de começar a semana com a “alma alimentada”, como nós gostamos de falar. Nosso público são aqueles que estão dispostos a se abrir para o inesperado numa segunda à noite”, finaliza João Victor.

Previous Eventos abrem temporada junina no estado
Next Arraiá do Chico reúne grandes atrações no Externato São Francisco