Vereador de Capela distribui comedouros para alimentação de animais abandonados


Amante da causa animal, o vereador Alexandro Nascimento (PSB) teve a ideia de criar um protótipo de um comedor para os animais abandonados na cidade. Feito com canos de PVC, o comedouro e o bebedouro ficam em pontos diversos de Capela, para aqueles animais que, segundo o vereador, não têm onde ficar.

Alexandro conta que antes de assumir o cargo de vereador da cidade já realizava ações em relação à causa animal, distribuindo comida aos abandonados, resgatando alguns e colocando para adoção.

“A ideia surgiu de uma pesquisa na internet, na qual eu acabei vendo alguns comedouros na Europa e em outros lugares do Brasil, e busquei formas de fazer um comedouro que tivesse um valor acessível e pudesse servir de exemplo para comunidade e pessoas que gostam de animais”, conta.

MÃOS À OBRA

Com ajuda de um carpinteiro, Alexandro criou um modelo de comedouro. E ao divulgar a iniciativa, teve uma surpresa. “A partir do momento que eu divulguei na internet, para minha alegria, recebi diversos pedidos da população solicitando comedouros. A ideia inicial era que eu mesmo abastecesse os pontos, mas várias pessoas se ofereceram para fazer o abastecimento. Então eu comecei a fabricar, do meu próprio bolso, e comecei a doar”, explica.

Hoje são 20 comedouros instalados na cidade, com mais dez que já estão fabricados e estão para ser entregues. “A nossa ideia é distribuir no município de Capela em torno de 50 comedouros”, destaca.

Alexandro ainda conta que municípios próximos a Capela também começaram a demonstrar interesse em possuir os comedouros. A primeira cidade fora de Capela a receber será Nossa Senhora das Dores. Segundo o vereador, cada comedouro tem o seu cuidador, para evitar atitudes maldosas de alguém que pode colocar veneno para os animais ou degradar o equipamento.

Em casa

Jizelia Marques foi uma das moradoras da cidade de Capela que optaram por ter um comedouro na porta de sua casa e conta que, ao ver a ideia do vereador, resolveu ajudar os animais de rua.

“Toda vida eu gostei e sempre criei animais e nunca tinha ajudado. Eu acho muito triste ver os animais na rua, passando necessidade. E como moro em frente a uma praça, sempre via os cachorros rasgando lixo para se alimentar. Então solicitei ao vereador um comedouro para colocar aqui na frente”, finaliza.

Previous Águas de março...
Next Acompanhe notas sobre veículos