Pró-solução: após denúncias, população já obtêm resultados positivos


Viaduto do Detran volta a ser iluminado (Foto: Vieira Neto)

Lançado na nossa edição do dia 26 de fevereiro, o Pró-Solução é um espaço para denúncias de irregularidades na prestação de serviços, seja de ordem pública ou privada, ou na violação de direitos do cidadão. Mas, além de cobrar soluções para os problemas, é preciso mostrar o resultado dessas cobranças. E é isto que iremos trazer nesta edição.

Desde que foi lançado, o Pró-Solução fez cinco denúncias enviadas por leitores do CINFORM através do nosso e-mail [email protected]. E algumas delas já trouxeram resultados positivos para a população.

TRANSPORTE ESCOLAR

Opção de muitos pais para garantir a ida e a volta de seus filhos para a escola, o transporte escolar privado foi alvo de denúncias por leitores do CINFORM. Christiane Costa denunciou ao CINFORM que a dona do transporte escolar contratado por ela pedia que o seu filho de 12 anos atravessasse oito faixas de pista para veículos para então embarcar no carro.

Segundo Augusto Magalhães, diretor de transportes públicos da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), responsável pela fiscalização desse tipo de transporte, todo o procedimento cabível foi feito e encaminhado à Superintendência do órgão.

Segundo Christiane, que retornou a SMTT buscando respostas para a sua denúncia, foi aplicada uma punição de três pontos negativos na carteira e uma multa de no valor de R$ 79,00. No entanto, ao invés dela ser para o veículo TE 166, de Ângela Abrantes, a penalidade foi dada para o veículo TE 127, do marido de Ângela.

O diretor da SMTT explica ainda que quando um permissionário é flagrado cometendo alguma infração ele pode ser conduzido ao pátio do Detran ou ele pode ser autuado em flagrante e obrigado a pagar uma multa. Além de ter pontos negativos acrescentados administrativamente, que, ao completarem 21 pontos, torna a sua licença cassada.

VIADUTO DO DETRAN

O viaduto Manoel Celestino Chagas, localizado em frente ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), voltou a ser iluminado. Segundo a assessoria de comunicação do Departamento de Estrada de Rodagens (DER), responsável pelo viaduto, equipes do órgão trabalharam no local durante a semana para recompor todos os cabos furtados. Além da iluminação no viaduto, o DER recuperou a iluminação da passarela em frente ao Detran.

“Como o fluxo de veículos irá aumentar naquela região após a entrega da avenida que liga a avenida Rio de Janeiro a avenida Gasoduto, nós acreditamos que isso vá coibir os furtos de fios”, comenta.

CORPO DE BOMBEIROS

A leitora Olga Milstein denunciou ao CINFORM que taxas estavam sendo cobradas de forma indevida pelo Corpo de Bombeiros, referentes às vistorias feitas em imóveis. Desde dezembro de 2017 ela tentava receber o reembolso de uma taxa de análise para aprovação de projeto no valor de R$ 792,29.

Segundo ela, logo após a veiculação da reportagem do Pró-Solução, o reembolso foi finalmente pago.

O CINFORM reafirma o seu compromisso com a população sergipana e ressalta que os leitores que quiserem fazer novas denúncias podem enviar seus relatos ou denúncia para o endereço: [email protected], identificados com nome, sobrenome e contato.

 

Edital oferece 661 vagas na SSP e Sejuc

Inscrições para o Programa Petrobras Socioambiental vão até o dia 4 de maio

Previous Defensoria Pública realiza 'Mutirão da Saúde' em Aracaju
Next SMTT altera itinerário de ônibus que passam pelo Orlando Dantas