Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa dia 23


(Foto: Arquivo CINFORM/Arthur Leite)

Começa na próxima segunda-feira, 23, em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, conhecida popularmente como gripe. Conforme meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), cerca de 460 mil pessoas devem ser vacinadas em Sergipe. A campanha seguirá até o dia 1º de junho, sendo que no dia 12 de maio ocorrerá o “Dia D” de mobilização para multivacinação, que também visa atualizar as cadernetas de vacinas.

Os grupos prioritários para a vacinação contra a influenza são: crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, indivíduos acima dos 60 anos, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

Sergipe receberá do Ministério da Saúde cerca de 562.700 doses da vacina, que serão distribuídas em todas as unidades de saúde dos municípios. O objetivo da campanha é reduzir as internações, complicações e mortes causadas pela influenza.

“Gripe”
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores e condições de risco para as complicações da infecção. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Previous Polícia desarticula quadrilha que roubava motos em Itabaiana
Next Polícia Federal organiza incineração de entorpecentes