Petrobrás anuncia fechamento da Fafen em Laranjeiras


Petrobrás garante que a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), instalada em Laranjeiras, será fechada até o final do primeiro semestre. A iniciativa faz parte do processo de saída integral da produção de fertilizantes, anunciado em setembro de 2016 pela companhia.

A Petrobrás alega que a decisão de encerrar as atividades produtivas da Fafen-SE e da Fafen-BA é devido às perspectivas de perdas da companhia. Segundo a estatal, a Fafen-SE apresentou resultado negativo de cerca de R$ 600 milhões no último ano. Enquanto que a Fqafen-BA apresentou resultado negativo de cerca de R$ 200 milhões em 2017.

REAÇÕES

O governador Jackson Barreto emitiu uma nota afirmando que irá à Brasília pedir a intervenção do presidente Michel Temer no caso e que foi informado pelo presidente da Petrobrás, Pedro Parente, que nenhum funcionário será demitido.

“De imediato, coloquei para o presidente a minha preocupação com os funcionários da fábrica e com o futuro do meu estado. São centenas de empregados. Ele disse que nenhum deles seria desempregado, já que existem outras unidades que atuam com mão de obra semelhante à dos trabalhadores da Fafen e que eles iriam ser reaproveitados nestas unidades”, disse.

O vice-governador Belivaldo Chagas também emitiu uma nota expressando a sua preocupação com os funcionários da fábrica. “Minhas maiores preocupações neste momento são com os trabalhadores e com as consequências negativas para a economia do estado. Quero me solidarizar com os funcionários sejam das atividades diretamente relacionada ao funcionamento da Fafen, sejam daqueles provenientes dos empregos indiretos, com o governador Jackson Barreto e com o povo de Sergipe que também será prejudicado com esse fechamento”, afirmou.

EM BRASILIA

Deputados e senadores da bancada sergipana em Brasília se reunirão na manhã da próxima quarta-feira (21) no gabinete da senadora Maria do Carmo (DEM). Os oito deputados federais e os três senadores do estado irão se reunir com o governador Jackson Barreto para discutirem soluções e possibilidades de reverter a decisão do fechamento da Fafen-SE.

Fafen-SE

Em operação desde 1982, a unidade tem como principais produtos ureia fertilizante, ureia para uso industrial, amônia, gás carbônico e sulfato de amônio (também usado como fertilizante).

 

Realidade das lojas virtuais

Explosão que abalou Aracaju completa 38 anos

Previous Realidade das lojas virtuais
Next Contran cancela curso na renovação da carteira de motorista