Desemprego em Sergipe cai para 13,4% no 4º trimestre


(Foto: Alejandro Zambrana/ASN)

Com base na Pesquisa Nacional de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Observatório de Sergipe constatou uma queda no número de desempregados em Sergipe no último trimestre de 2017. Os dados levantados pelo Observatório indicam que a população desocupada do estado era de aproximadamente 141 mil pessoas, uma queda de 9% com relação ao mesmo período de 2016.

Com a queda de apenas 0,2 ponto percentual com relação ao 3º trimestre anterior (13,6%), Sergipe ficou acima do resultado registrado pelo Brasil (11,8%) e abaixo do alcançado pelo Nordeste (13,8%).

Quando comparado com o mesmo período de 2016, o setor dos serviços domésticos apresenta um acréscimo de 17 mil trabalhadores. O maior aumento registrado entre os setores.

Quando comparado ao trimestre anterior, apenas o grupo “alojamento e alimentação”, teve uma diminuição no número de trabalhadores, 1 mil a menos. Os grupos “agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura” (+ 9 mil), “comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas” (+ 5 mil) e “indústria geral” (+ 4 mil) destacam-se pelo aumento no número de trabalhadores.

Segundo o levantamento do Observatório de Sergipe, a taxa de desemprego para as mulheres ficou em 15% no 4º trimestre de 2017, enquanto que para os homens a taxa foi de 12,2%.

A maior taxa de desocupação por idade foi registrada entre 18 e 24 anos, 25,7%. Já o grupo com 60 anos ou mais registrou uma taxa de 3,6%.

 

Juros do Cheque Especial atingem 324,7% ao ano

Especialista orienta como fazer compras através da internet com segurança

Previous Inscrições para concurso da Alese seguem até esta quinta-feira
Next Receita Federal começa a receber a Declaração do Imposto de Renda