Vitamina D é essencial na prevenção da osteoporose


A osteoporose é um problema de saúde pública mundial

No mês de outubro comemora-se o Dia Mundial da Osteoporose, doença que causa enfraquecimento dos ossos. Diminuindo a qualidade de vida do paciente que perde de forma progressiva a capacidade de renovação das células presentes nos ossos, tomando-os frágeis e suscetíveis a lesões.

Como muitas outras doenças a osteoporose deve ser prevenida desde cedo, através de atividades físicas, ingestão de cálcio e a vitamina D. Porém o cálcio que é responsável pela resistência da estrutura óssea precisa da vitamina D para ser absorvido com excelência pelo intestino.

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos de origem animal como carnes, peixes, frutos do mar e nos cogumelos, mas a principal fonte da sua produção depende da exposição solar.

Para o corpo produzir a quantidade de vitamina D é necessário tomar banho de sol por 10 minutos por dia com os braços e pernas expostos, sem protetor solar, para aqueles que tem pele negra o tempo deve ser um pouco maior devido a difícil produção devido a tonalidade da pele.

Além de auxiliar o intestino na produção de cálcio a vitamina D também participa do controle das contrações do músculo cardíaco auxiliando no bombeamento do sangue pelo corpo.

Na constatação da falta de vitamina D, por meio de exame de sangue, é recomendado o uso de capsulas ou em gotas com suplementos com a vitamina D sintética.

Veja as manchetes do Cinform Digital com a repórter Thayná Ferreira

Emprego & Oportunidade. Vagas para Aracaju

 

Previous Marina Silva condena a velha política e convoca o povo para mudanças. Veja vídeo da entrevista
Next A repórter Juliana Paixão traz as novidades sobre imóveis em Aracaju. Veja