Empresas de gestão de obra oferecem reforma sem dor de cabeça


Contratar uma empresa de obras pode diminuir
em até 50% o tempo da obra

 

Para muitos, reforma é sinônimo de dor de cabeça causado por problemas na contratação de profissionais, tempo da obra, transtorno com os materiais, entre outras dificuldades que aparecem. Para evitar o transtorno durante a reforma da casa ou apartamento, muitos têm contratado empresas de gestão de obra que ficam responsáveis por toda a execução dos serviços. Com planejamento junto ao arquiteto que projeta a obra, o tempo pode ser reduzido em até 50% e sem atrasos na entrega, na contratação desse tipo de empresa.

Segundo a arquiteta Maria Ysis, proprietária da Unio Obras, a praticidade tem chamado a atenção para empresas que oferecem o serviço da gestão de obras como a dela. “Eu vejo um crescimento pelas vantagens que ao contratar uma empresa você tem: um profissional qualificado para executar a sua obra, é possível determinar e cumprir prazos, já que a empresa é obrigada a cumprir todo o tramite do contrato.

Marya Isis é proprietária da empresa de obras Unio.

Conforme a arquiteta “há um maior relacionamento com o arquiteto responsável pelo projeto e a empresa, porque falamos a mesma língua, então quando estamos executando uma obra conseguimos soluções mais rápidas, não precisa ter tanto tempo o arquiteto na obra para detalhes que estão especificados no projeto”. Ela explica que nem sempre um profissional autônomo ou pedreiro vai conseguir ler um projeto tão bem quanto alguém que estudou para isso.

A principal vantagem em contratar uma empresa de execução de obra é a redução da obra. A responsabilidade é toda da empresa contrata que vai administrar os profissionais de determinada obra e com o planejamento é possível organizar quantas pessoas serão utilizadas para cada serviço.

Para a arquiteta Samara Silva é essencial para uma obra cumprir o prazo do planejamento. “A construção do cronograma de obra é feita em conjunto com a empresa de engenharia com o arquiteto projetista. Como arquiteta eu preciso do cliente para especificar e finalizar o projeto e dos prazos das lojas e coordeno junto com a equipe de engenharia para que os prazos encaixem certo e a gente consiga ter um andamento adequado de obra”, destacou Samara que comentou também que a depender da obra o tempo pode ser reduzido em até 50%.

O processo de obra começa desde a finalização do projeto com o arquiteto que se reúne com a empresa para a realização do planejamento de obra, como explica Maria Ysis, “Eu crio um orçamento em cima do que foi projetado pelo arquiteto, o acabamento é responsabilidade do arquiteto porque é mais pessoal, mas toda a parte bruta, que é o cimento, areia, arenoso essa parte é sobre responsabilidade da empresa. Então faço o orçamento, planejo toda a obra conversando com o arquiteto, porque sempre tenho uma troca de informações e o cliente não se preocupa com quase nada. A única coisa que ele precisa fazer é ir nas lojas escolher o acabamento com o profissional e me trazer para a instalação”, disse a proprietária da Unio Obras e Reformas, que atualmente tem cerca de três reformas ou obras do tipo no mês.

A arquiteta, Samara Silva.

Para os profissionais de arquitetura a escolha do cliente por contratar uma empresa de obras é a melhor solução como elucida Samara. “Para nós profissionais, o nosso foco é fazer o projeto, elaborar o projeto, identificar as necessidades dos clientes e atender a tudo isso, logo é melhor que a gente saia com o cliente para escolher um acabamento do que ter que lidar com o pedreiro, o eletricista na obra, já que há profissionais e empresas que atuam nesse ramo. Se você imaginar que um pedreiro pode te ligar no meio do dia e dizer que o cimento acabou, sem a empresa ou o arquiteto ou o próprio cliente terá que se deslocar para comprar”, destacou.

A gerente de banco, Daniela Alves já realizou obras antes, mas devido a diversos problemas que teve em suas experiências anteriores preferiu pagar um pouco mais contratando uma empresa para a obra do apartamento que hoje reside. “Como eu trabalho o dia todo e não tenho tempo para resolver essas questões eu achei prático e cômodo contratar a empresa pois eles resolveriam tudo para mim em relação a obra. É um custo um pouco maior, mas vale a pena pra quem tem a vida corrida, então, a gente não tem tempo de ir atrás de material, de mão de obra. Quando eu me casei tive muita dor de cabeça com reforma, porque não tinha tempo de acompanhar e alguns prazos não foram cumpridos e com a empresa é algo mais seguro até pelo contrato”, afirmou Daniela.

 

Registro de Responsabilidade Técnica
Além de acelerar o tempo de obra, contratar uma empresa pode ser mais seguro sobre o ponto de vista jurídico, já que toda responsabilidade trabalhista fica sobre responsabilidade da empresa. Outra vantagem observada pela arquiteta Samara é o Registro de Responsabilidade Técnica. “A questão de regulamentação que é o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), hoje eu emito o RRT referente ao projeto de arquitetura e decoração, eu não emito o registro de execução porque eu não estou lá de perto acompanhando, essa responsabilidade é da empresa de engenharia que está acompanhando. O registro de responsabilidade técnica é a garantia de segurança de confiabilidade evitando dor de cabeça na obra”, destacou.

 

Odonto Fantasy: semana de vistorias após acidente

Indústria do Entretenimento dribla a crise e aquece a economia sergipana

Previous Exoneração de 330 cargos de comissão em Cristinápolis revela que prefeitos não se planejaram
Next Produção em alta traz emprego de volta