Alugar imóvel ou comprar financiado? Faça os cálculos e veja o que é melhor


É melhor financiar a compra de um imóvel para livrar-se do aluguel ou seria melhor morar de aluguel por um tempo, poupando dinheiro, para comprar o imóvel livrando-se de uma grande dívida?

O Clube dos Poupadores propõe uma análise de planilha que ajuda na busca de respostas. Nela será possível modificar variáveis como: preço do imóvel, preço do aluguel, taxa de juros do financiamento, rentabilidade do investimento, prazo de pagamento.

Com isto o consumidor mesmo vai descobrir em quais condições é melhor financiar e em quais é melhor pagar aluguel investindo a diferença. Exemplo para simulação: Vamos imaginar que uma pessoa pretende comprar um imóvel de R$ 300.000,00 para pagar em 240 meses (20 anos).

Dependendo do valor do aluguel, da taxa de juros real do financiamento e rentabilidade real da aplicação, saberemos se é melhor alugar ou financiar levando em consideração que a pessoa não possui dinheiro disponível para entrada ou para iniciar um investimento.  Para facilitar os cálculos deve-se considerar taxas de juros reais, ou seja, já com a inflação descontada. É colocar em prática e observar os números, com frieza de quem quer gastar menos e ganhar mais.

Leia mais

Golpe no WhatsApp promete 14º salário a quem teve carteira assinada

Saúde Municipal troca efetivo por terceirizados e contrata Multiserv sem licitação

 

 

Previous Vereador Henrique responsabiliza prefeita de Monte Alegre pela crise do município
Next O funcionamento de mercados e feiras no feriado