Enquete Dataform comprova desesperança na Semana da Pátria


Verás que um filho teu não foge à luta? Brasileiros não iriam à guerra pelo Brasil/Reprodução

Pouco afeita a sacrifícios pessoais, população também
demonstra desconfiança crescente do Judiciário brasileiro

Aproveitando as comemorações relativas à Semana da Pátria, o Dataform lançou um questionário e, via internet, buscou o posicionamento dos participantes através de respostas a sete questões básicas. Com um total de 255 participantes, a enquete ficou disponível entre os dias 7 e 9 de setembro.

A primeira questão proposta para os participantes era “Se o Brasil entrasse em guerra, você se alistaria voluntariamente para defendê-lo?”. Dos participantes que responderam, 73,73% disseram que não, contra 26,27% que confirmaram que sim, se alistariam em defesa do Brasil. Por outro lado, apesar das constantes críticas à classe política, 50,20% dos que responderam a pergunta “Para ajudar o Brasil, você seria candidato nas próximas eleições?” disseram que topariam uma candidatura, contra 49,80% que responderam que não se candidatariam.

Falem mal, mas falem de mim? Brasileiros criticam políticos, mas seriam um deles/Reprodução

Quanto se questionou se “A democracia é a melhor forma de governo?”, a esmagadora maioria garantiu que sim: 86,94%. E apenas 13,06% não consideram a democracia como o melhor sistema.

PREJUÍZOS AO PAÍS

Quando a Dataform quis saber dos participantes da enquete quais seriam as instituições que mais prejudicam o país, ofereceu-se a opção de múltipla escolha, com a possibilidade de se votar em mais de uma instituição. E a pergunta “Quem mais prejudica o Brasil?” foi assim respondida como sendo o Legislativo, 73,47%; seguido pelo Judiciário, 57,55%; Executivo, 55,10%; Imprensa, 23,27%; e Outros, 23,27%.

Na enquete, se perguntou também “Você pagaria propina para obter facilidades perante o poder público?”. Nesse caso, honestidade a toda prova da imensa maioria dos participantes: 91,02% disseram que não, contra apenas 8,98% que afirmaram que não veriam problema em tomar essa atitude. Numa demonstração de insatisfação com o Brasil, a maior parte dos participantes da enquete revelaram que já pensaram em deixar o país, 61,63%. Já 38,37% dos consultados disseram nunca ter avaliado essa possibilidade.

Salve, salve! Operação Lava Jato segue com absoluto apoio da população/Reprodução

Por fim, encerrando as percepções sobre 7 de setembro e a Semana da Pátria, uma boa notícia: o Dataform quis saber se “A Operação Lava Jato tem ajudado ou prejudicado o Brasil?”. Nesse caso, comprovando o apoio da população às investigações conduzidas pela Polícia Federal, e que tem como maior expoente o juiz federal Sérgio Moro, 83,67% entendem que a Lava Jato ajuda o Brasil, contra apenas 16,33% que dizem que a operação prejudica o país.

Leia mais

Emprego. Mais de 700 vagas para Aracaju. Veja aqui

Economia sergipana aquecida com novos empregos na indústria

Previous Emprego. Mais de 700 vagas para Aracaju. Veja aqui
Next Tarantela diz que Jackson Barreto mente e não governa Sergipe