Mídia digital e internet: um caminho sem volta!


Em mais um marco histórico de sua trajetória desde a fundação em 1982, o CINFORM mergulha de cabeça, a partir desta edição, no universo multimídia e ilimitado da internet. Não fomos o primeiro no Brasil, mas somos pioneiros em Sergipe a migrarmos definitivamente nossa plataforma de notícias, baseada na velha mídia em papel e impressão offset, para a multiplataforma diversificada e fantasticamente multimídia da grande rede mundial de computadores.

Como bem disse já alguns anos Ken Doctor, um dos maiores analistas norte-americanos da indústria de mídia e, durante 21 anos, diretor editorial e de conteúdo da Knight Ridder, a segunda maior empresa de jornais dos Estados Unidos, “o mundo inteiro está presenciando o declínio dos jornais impressos. A era da internet concedeu, em menos de uma geração, inacreditáveis meios para produzir e distribuir notícias. E para lê-las em qualquer lugar, a partir da maior diversidade de fontes inimagináveis”.

Ressalte-se que tais afirmações foram feitas num momento em que os dispositivos móveis, conhecidos por smartphones e tablets, ainda não haviam se proliferado intensamente como assistimos de 2015 até os dias de hoje.

Em sua obra Newsonomics, que avalia as transformações dos jornais em mídia digital, Doctor vaticinou que até o final desta década uma dezena de empresas de mídia multinacionais e de multiplataforma dominará as notícias e as informações em todo o planeta. E nem o jornal impresso, nem a televisão como a conhecemos hoje, estarão entre as mídias predominantes.

De fato, ao adentrarmos na segunda metade da década referida, já é possível observar, a olhos vistos e de forma galopante, a multiplicação destes pequenos dispositivos móveis, os celulares, sendo hoje utilizados como principal instrumento de busca de notícias, por leitores cada vez mais ávidos por informações, mas dispostos a conseguí-las através da profusão das novas mídias.

Chegamos à grande rede e convidamos você, leitor, para participar ativamente deste projeto. A interatividade é fundamental ao sucesso dessa nova empreitada. Em contrapartida, lhe oferecemos gratuitamente o acesso ao portal de notícias e ao nosso sistema de classificados online, atualizados diariamente. E ainda te ofertamos, de modo offline, nossa revista semanal eletrônica em formato pdf, sucessora do velho jornal impresso, com notícias e informações que reúnem inovação tecnológica e qualidade editorial, com a credibilidade da marca que você há muito aprendeu a gostar. Seja bem-vindo a nova era da notícia no CINFORM.

Previous Em cartaz o “Fantástico Mundo do Saber”
Next Preferido de 11 entre 10