Banheiros cada vez mais confortáveis


Extensão do espelho favorece a sensação de amplitud e do espaço

Arquitetos Gabriela Martins e Eduardo Feitosa comentam as principais tendências nos projetos. Revestimentos, paisagismo e metais modernos são os destaques

Sabe aquele banheiro de revista de decoração? Nem sempre a pessoa imagina que é possível ter um igual ou pelo menos parecido, mas com um bom projeto e buscando os materiais corretos, dá para tornar o banheiro um dos ambientes mais charmosos da casa. Diante da infinidade de materiais que o mercado da construção e decoração dispõem, os profissionais da Arquitetura podem oferecer projetos exclusivos e diferenciados.
Quando questionados sobre a que se atribui a preocupação cada vez mais crescente das pessoas em manter o lavabo ou banheiro do imóvel, um espaço agradável, os arq uitetos Gabriela Martins e Eduardo Feitosa, da GE Arquitetos, são unânimes ao afirmar que ele se tornou um lugar de destaque. Esse espaço favorece momentos de relaxamento, tanto para moradores, quanto para visitantes da residência, e sendo assim, é importante que esteja apresentável.
Se os outros ambientes do imóvel estão em boas condições de uso, e a pessoa deseja repaginar o visual do banheiro ou lavabo, não está obrigado a projetá-lo em total harmonia com os outros cômodos. “O lavabo é um ambiente pouco frequentado pelo morador, é mais utilizado pelas visitas pelo fato de sempre estar próximo a sala e por não haver equipamentos como chuveiro e banheira, existentes nos banheiros privativos da casa. Portanto, acho que vale a pena ousar na ambientação do lavabo. Já nos banheiros das suítes, podem ser um complemento do quarto e closet, ter uma conexão entre eles é uma boa ideia”, declara Gabriela Martins.

Clássico branco dita o tom do banheiro, que ganha cor e vida com o paisagismo sutil

BANHEIRA
Sobre a possibilidade de reap roveitar itens e materiais já existentes no espaço, a arquiteta explica que isso é válido apenas se os itens estiverem em bom estado e se conectem com o projeto de ambientação. E como ela mesma destaca, atualmente as construtoras tem investido cada vez na entrega de empreendimentos com acabamento diferenciado, o que contribui para o aproveitamento de materiais como pisos e revestimentos, que antes eram modificados na primeira reforma do imóvel.
E se para tornar o banheiro ainda mais confortável, fosse instalada uma banheira? Para esse item nada básico em um banheiro, o arquiteto Eduardo Feitosa pontua algumas orientações. “Se a pessoa previu que iria colocar uma banheira no futuro e deixou as instalações hidráulicas e elétricas pré-instaladas, fica mais prático. Caso contrário, haverá algumas complicações. Primeiro, analisar se há espaço; depois ver qual tipo de banheira (retangular de embutir, redonda, provençal…), para saber se serve para o banheiro; a partir daí fazer as instalações hidráulicas e elétricas, que normalmente necessitam de 220v, pois alguns tipos de banheira precisam de uma bomba para funcionar”.
Mas além da banheira e do que pode ou não ser aproveitado no projeto do banheiro e deixá-lo ainda mais bonito e confortável, existem vários outros itens que além de ajudarem na questão estética, são extremamente funcionais, seja no banheiro ou lavabo. Para ajudar quem pretende reformar esse espaço na residência, vale conferir as dicas dos arquitetos no boxe a seguir:

Previous Manutenção preventiva
Next Cactos na decoração

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *