77 mil bolsas são ofertadas pelo Prouni a partir desta semana


(Foto: Agência Brasil)

Interessados terão mais de três semanas para se inscrever

Foram abertas hoje, as inscrições para quem deseja ingressar no ensino superior privado, por meio de uma bolsa oferecida pelo Prouni (Programa Universidade para Todos. Serão disponibilizadas 77 mil vagas, excedentes das 147.492 relativas ao segundo semestre de 2017, para 1.076 estabelecimentos de educação.

Para quem ainda não estuda em alguma instituição, o prazo vai até o dia 25 de agosto. Se o interessado, no entanto, já é matriculado, o período de inscrições só é aberto a partir de 30 de outubro, segundo o Ministério da Educação. O cadastro pode ser feito na página oficial do programa na internet.

REGRAS DO PROUNI

Existem alguns requisitos a serem observados por aqueles que desejam concorrer a uma bolsa. O candidato deve ter participado de ao menos uma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde 2010, ter conseguido no mínimo 450 pontos na prova e não ter zerado a avaliação de redação.

É necessário ainda, que o perfil do candidato atenda a uma das exigências a seguir:  ter cursado o ensino médio completo em instituição da rede pública ou como bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente como bolsista integral ou ser pessoa com deficiência.

Programa criado em 2004, possibilita a pessoas de baixa renda o acesso ao ensino superior (Foto: Ministério da Educação/ Instagram)

Além disso, caso queira concorrer a uma bolsa integral, ele precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio, por pessoa. Bolsas parciais (50%) também são oferecidas, neste caso a renda familiar não pode ultrapassar três salários mínimos, por cada membro.

Aos professores de escolas públicas do ensino básico, que integrem o quadro permanente da instituição e estejam efetuando de modo efetivo as funções do magistério, é permitida o cadastro direcionado exclusivamente a cursos de licenciatura, sem restrições de renda.

No primeiro semestre de 2017, das mais de 214 mil bolsas ofertadas 103 mil foram destinadas para o regime de bolsa integral e 110 ao parcial.

Previous Classificados do CINFORM agora é CLASSIFÁCIL. É RÁPIDO! É NA HORA! É GRÁTIS! CLIQUE NO LINK E ANUNCIE
Next Coluna Jogo Rápido